Ação apresenta oportunidades de emprego e estágio

Lysiê Santos
Tubarão

Shigueru Sakamoto tem 68 anos e está aposentado. Natural de Piedade, em São Paulo, há três anos mora em Tubarão junto com a esposa, que é professora e aos 67 anos também está próxima da aposentadoria. Após exercer a profissão de contador por muitos anos, e ter trabalhado por 18 anos no Japão, Shigueru tem a necessidade de retornar ao mercado de trabalho. “Mesmo com essa idade preciso procurar emprego. Minha esposa vai se aposentar com um salário mínimo e a nossa renda não será o suficiente para manter as contas em dia”, conta o descendente de japonês, que encontrou ontem, no Banco de Estágios e Empregos (BEM), uma esperança de retornar às atividades. Sakamoto foi uma entre mais de 600 pessoas de Tubarão e região que passaram pelo Espaço Integrado de Artes da Unisul, ontem, à procura de oportunidades.

A ação organizada pela Unisul, em parceria com mais de 30 empresas e instituições de Tubarão e região, apresentou vagas de emprego e oficinas para os candidatos. De acordo com o professor e coordenador do evento, Paulo Barrios, o objetivo era facilitar a inclusão de jovens no mercado de trabalho e estimular a empregabilidade e a economia da região.

“O Brasil vive hoje um percentual entre 13 a 15% de desemprego. Entre os jovens, o índice chega a 30%. Como somos uma universidade comunitária decidimos contribuir de alguma forma, e ao visitarmos as empresas percebemos a dificuldade de chegar à mão de obra qualificada. O BEM vem para auxiliar profissionais nas descobertas de novos universos operacionais”, explica. Ele destaca que a adesão foi positiva e a tendência é realizar outras edições no próximo ano.

A técnica em segurança do trabalho e enfermagem, Verônica de Souza Frazão, aos 45 anos está saindo do atual emprego como líder de equipe e busca atuar na sua área de formação. Ela também aproveitou o evento para conhecer as vagas disponíveis. “Estava descontente com o meu atual serviço e achei excelente a iniciativa de reunir várias empresas em um só espaço. Deixei o meu currículo com representantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição e aguardo uma oportunidade para entrevista”, conta.

Oportunidades

Projeto piloto terá outras edições
Na oportunidade, a Unisul também realizou o cadastramento de todos os interessados em receber – de dezembro até março de 2018 – as mais diferentes possibilidades de vagas de estágios e empregos que surgirem em Tubarão e em municípios vizinhos. O BEM é um evento que reúne multitalentos e participações sinérgicas, em busca da ampliação de horizontes, esperanças e caminhos para a empregabilidade e a economia regional. Além da Unisul, impulsionadora desta proposta de empregabilidade, e da Costa Sul Urbanismo, patrocinadora oficial, a ação reuniu importantes parceiros de renomes.

Oficinas auxiliam na preparação para o mercado

Durante todo o dia, especialistas realizaram oficinas com os candidatos com dicas e orientações sobre como se preparar para o mercado de trabalho que está cada vez mais disputado. Fabiana Izidoro é coach, consultora de negócios e especialista em liderança e vendas. Ela proferiu a palestra como o tema “Como aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho”. Para a coach, é fundamental que o candidato em primeiro lugar obtenha informações sobre a empresa que oferece a vaga. “É importante saber o que esperam para aquela vaga. Outra dica é a imagem. Saber se vestir de forma adequada. Não adianta ir de social pra trabalhar em uma academia, tem que se adequar ao perfil da empresa e ter atitude”, detalha.

A diretora da Fábrica de Talentos, Juliana Mendes, é especialista em treinamento e seleção de profissionais. Ela destaca que o candidato precisa se aperfeiçoar e saber se comunicar. “Mesmo que não tenha experiência, a pessoa precisa se preparar. Se for seu primeiro emprego, tente fazer estágios, trabalhos voluntários, se qualificar para o mercado”, salienta.