Audiência pública é a solução

O governo do estado trabalha para acelerar o processo da cessão de uso e repassar o comando do Centro Social Urbano da Passagem para o município de Tubarão. O local está abandonado e é uma reivindicação antiga da comunidade
O governo do estado trabalha para acelerar o processo da cessão de uso e repassar o comando do Centro Social Urbano da Passagem para o município de Tubarão. O local está abandonado e é uma reivindicação antiga da comunidade
Maria Julia Goulart
Tubarão
 
Desde o início do ano, a prefeitura de Tubarão manifestou interesse em utilizar a área do Centro Social Urbano do bairro Passagem. A discussão da doação formal do imóvel para o governo municipal, por meio da cessão de uso, ocorreu ontem.
 
O período é de dez anos, podendo ser renovado quantas vezes for necessário, desde que a prefeitura mantenha a promoção do desenvolvimento social e de educação no espaço.
 
O objetivo agora é regularizar a nova sede do Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Brilhante e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que funcionam no terreno.
 
Além disso, a prefeitura também projeta criar uma usina de reciclagem no galpão desativado do Centro Social Urbano. A notícia, contudo, não agradou a comunidade.
 
Segundo os moradores, a instalação da usina irá tirar o lazer da população e pode ocasionar problemas ambientais, como o mau cheiro.
 
Os moradores pretendem utilizar o espaço para a recepção de atletas em dias de jogos de futebol no bairro e também usar o para confraternizações. 
 
Uma das alternativas encontradas foi a realização de uma audiência pública para discutir os interesses da população e de que forma deve ser ocupado o espaço.
 
“A sugestão foi minha, para que o governo possa avaliar melhor o que possa ser feito, para que o local seja melhor aproveitado por todos”, ressalta o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PSDB).
 
A cessão de uso seguirá em discussão na assembleia legislativa para que os trâmites sejam resolvidos de forma mais rápida. Novas reuniões devem ocorrer para que possam concluir este processo.
 
Cooperativa de  materiais recicláveis
A fundação municipal de meio ambiente da prefeitura de Tubarão estuda a criação da cooperativa de materiais recicláveis. A intenção é implantar o espaço no galpão inativo do Centro Social Urbano para triagem. O material seria recolhido pela coleta seletiva e direcionado à cooperativa de catadores.
A criação da instituição atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que estabeleceu a forma de armazenamento e o recolhimento do lixo, em especial onde existe a coleta seletiva. Atualmente, é recolhida uma média de 65 toneladas deste produto em Tubarão por mês.