Barroso assume Presidência do STF a partir de setembro

Foto: Antonio Augusto/ Secom/ TSE

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegem Luis Roberto Barroso para a Presidência da mais alta corte da Justiça brasileira. Barroso vai substituir Rosa Weber, atual ocupante do cargo. A posse será em setembro, apesar de a data ainda não ter sido confirmada. Barroso recebeu o resultado da eleição com alegria: “Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso da responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira”, assegurou.

A tradição no STF é a eleição do vice-presidente, de forma simbólica, fato que ocorreu nesta quarta-feira, dia 9 de agosto. O mandato do presidente do Supremo é de dois anos, em rodízio, respeitando a antiguidade no cargo de ministro da corte. O vice-presidente eleito para o STF é o ministro Edson Faccin.

A ministra Rosa Weber, atual presidente, deixará o cargo e o tribunal, já que completa 75 anos, atingindo a idade para aposentadoria compulsória. A aposentadoria de Rosa Weber permite que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte neste terceiro mandato. O primeiro indicado de Lula foi o ministro Cristiano Zanin, que foi advogado do presidente nas ações da Operação Lava Jato.