De Tubarão à Copa do Mundo

A Zumplast atua 24 horas por dia para entregar as cadeiras que serão instaladas nos estádios do país
A Zumplast atua 24 horas por dia para entregar as cadeiras que serão instaladas nos estádios do país
Eduardo Zabot
Tubarão
 
Uma grande equipe de produção atua 24 horas por dia na Zumplast, no bairro São Martinho, para confeccionar 42 mil peças de cadeiras rebatíveis que serão instaladas nos estádios de Manaus e Curitiba para a Copa do Mundo de 2014.
 
Para o auxiliar de produção Cristian de Oliveira, é uma emoção diferente trabalhar nas peças. “Sinto orgulho. No próximo ano vou olhar a TV e saber que essas cadeiras passaram pela minha mão”, valoriza.
 
Há oito anos, a empresa faz trabalhos para a Kango Brazil, de Curitiba, vencedora da licitação para produzir as cadeiras, que terceirizou o serviço com a Zumplast.
 
“Já produzimos as cadeiras monoblocos para os estádios do Figueirense, Avaí, do Mineirão e também do Atlético Paranaense”, enumera a sócia proprietária Andrea Zumblick.
 
Encarregado do estoque, Gustavo Simon vibra em saber que os assentos saíram de Tubarão para tantos estádios. “O sonho é um dia ir nestes locais e assistir a um jogo nessas cadeiras”, ressalta.
 
Parte da produção já foi entregue para o Estádio Independência, em Minas Gerais, inaugurado recentemente, e para a Arena Recife. Um conjunto de assentos, feitos em até sete cores, é produzido a cada 72 segundos.
 
A matéria prima é de primeira qualidade, conforme determinação do Inmetro, e desenvolvida para não quebrar, não pegar fogo, não ressecar e nem perder a cor com a exposição ao tempo.
 
As cadeiras são transportadas em containeres de 67 metros cúbicos, com capacidade de 500 caixas, o equivalente a cinco mil conjuntos de cadeiras.