Início Geral Dia do Autista será lembrado com uma caminhada de conscientização em Braço...

Dia do Autista será lembrado com uma caminhada de conscientização em Braço do Norte

Braço do Norte

O objetivo da caminhada, nesta semana de conscientização sobre autismo, é evitar o preconceito e atuar na defesa dos direitos das crianças e jovens autistas. Com organização do Grupo de Mães Era uma vez… Autismo… e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Braço do Norte, a primeira Caminhada Municipal alusiva à data ocorre na próxima terça-feira (2), na capital do Vale.

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e a Polícia Militar também devem apoiar o evento, que poderá ficar marcado no calendário oficial da cidade. Mostrar, discutir e entender como lidar com o autista é superimportante. O trabalho de inclusão é essencial para este grupo mais que especial. A concentração será na Praça Roher, no centro de Braço do Norte, com saída às 9h. A precisão do tempo para terça é de sol e temperatura agradável. 

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1° e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.

O tema de 2018 da ONU para a data foi “Empoderando Mulheres e Meninas com Autismo” (“Empowering Women and Girls with Autism”, no original em inglês). Em 14 de abril de 2018, a então presidente em exercício do Brasil, ministra Cármen Lúcia, sancionou a lei que institui o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

Sair da versão mobile