Início Colunistas Tecnologia e Educação - Fernando Darci Pitt Homeschooling avança na Câmara. Será que agora vai?

Homeschooling avança na Câmara. Será que agora vai?

Parents helping their daughters with homework at table indoors

Só em falar a palavra Homeschooling no Brasil, já é motivo para começar uma calorosa discussão.  De um lado, há aqueles que defendem e exigem esse direito às famílias. De outro, há quem lute para que isso não seja permitido. E mesmo estimando que mais de 5.000 famílias já adotam esta prática em todo país, as discussões ainda são muito de cunho ideológico e pouco técnico.

Pelo direito de educar as crianças em casa, até o STF já foi acionado e julgou o mérito em setembro de 2018. Como resultado, ficou entendido que é necessário ter uma legislação específica para regulamentar esta prática. E a tentativa de criá-la existe, porém até agora não avançou como deveria.

Todavia, se depender do governo federal agora ela poderá ser aprovada. É que na última terça-feira dia 16 de março, foi escolhida a relatora da proposta: a deputada Luisa Canziani (PTB-PR). O projeto que pretende permitir aos Pais educarem seus filhos em casa é Projeto de Lei PL 3179/12). Isso mesmo, desde 2012 esse tema está “parado” na Câmara Federal.

Neste meio tempo, inúmeros projetos de Lei foram apresentados e estão sendo discutidos em todo o Brasil. Aqui em Santa Catarina temos o Projeto de Lei Complementar Projeto de Lei – PLC/0003.0/2019, de autoria do Deputado Bruno Souza (NOVO). Manaus, Distrito Federal, além de outras cidades e estados também estão se movimentando neste sentido.

 

Deve ou não ser aprovado?

Particularmente entendo que deveria ser aprovado. Se eu adotaria? Provavelmente não. Mas mesmo não tendo intensão de adotá-lo, não tenho o direito de cercear o direito de outras famílias que pretendem fazê-lo. Pelo menos entendo que deveria ser assim. Mas infelizmente não é.

E para quem pensa que educar os filhos em casa é fácil, basta lembrar da experiência do ensino remoto de 2020. Embora aquilo não tenha sido homeschooling, e sim uma espécie de ensino remoto emergencial, dá para ter uma ideia dos desafios.

Pois acima de tudo, exige persistência, disciplina e muita vontade de todas as partes envolvidas.

 

E você leitor, é a favor ou não da aprovação da lei que permite a educação domiciliar? E porquê? Concorda com um dos motivos contrários que diz respeito a ser prejudicial ao desenvolvimento e a socialização de crianças?

Veja Mais

Ementa: Altera a Lei Complementar nº 170, de 1998, que “Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação”, a fim de incluir a previsão da educação domiciliar.

http://www.alesc.sc.gov.br/legislativo/tramitacao-de-materia/PLC/0003.0/2019

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Sair da versão mobile