Início Especial Interurbano será extinguido

Interurbano será extinguido

 

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Em breve, os habitantes da Região Metropolitana de Tubarão não pagarão mais tarifas de ligações interurbanas para municípios vizinhos. Esses telefonemas passarão a ser cobrados como locais. Ou seja, ligar de Laguna para Jaguaruna, por exemplo, terá o mesmo custo que uma chamada interna. 
 
O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais. O documento amplia o conceito de áreas metropolitanas e de regiões integradas de desenvolvimento. 
 
Para a vice-presidenta da Associação das Donas de Casa e dos Consumidores (Adocon) de Tubarão, Reneuza Borba, esta mudança beneficiará em muito os usuários. “Hoje, o cidadão pensa duas vezes antes de fazer uma ligação para um município vizinho. Essa medida deveria ter sido tomada há muito tempo”, avalia. 
 
Uma outra vantagem é aproximar os colegas e vizinhos. As pessoas poderão conversar com amigos de outros municípios com uma maior frequência. “O telefone é um equipamento essencial nos dias de hoje, como a geladeira e o fogão”, acrescenta Reneuza. 
 
Para a medida valer, ainda é necessário publicar o regulamento. Mas, de acordo com a assessoria da Anatel, não existe uma data. Depois da publicação, as operadoras de telefonia terão até 120 dias para se adequar.
 
Veja os municípios que integram a região metropolitana de Tubarão
Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Orleans, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Treze de Maio.
 
Quem mais será contemplado?
Os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas do país serão contemplados com a medida da Anatel e deixarão de pagar tarifa interurbana para municípios com mesmo DDD. A mudança beneficiará, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.
 
 
 
Sair da versão mobile