Justo reconhecimento

Médicos Jayme Augusto Bertelli, de Florianópolis, Marcos Flávio Ghizoni, de Tubarão, e o presidente da assembleia legislativa e autor da proposição de homenagem aos doutores, Joares Ponticelli (PP).  - Foto:Miriam Zomer/Alesc/Notisul
Médicos Jayme Augusto Bertelli, de Florianópolis, Marcos Flávio Ghizoni, de Tubarão, e o presidente da assembleia legislativa e autor da proposição de homenagem aos doutores, Joares Ponticelli (PP). - Foto:Miriam Zomer/Alesc/Notisul

Tubarão

O reconhecimento dos anos de dedicação e pesquisas científica, feitas pelos médicos Marcos Flávio Ghizoni, de Tubarão, e Jayme Augusto Bertelli, de Florianópolis, marcou a semana. Na mais justo do que as homenagens feitas aos dois doutores pela assembleia legislativa.
 
O trabalho deles é reconhecido mundialmente por sua relevância. Bertelli, especialista em microcirurgia, e Ghizoni, neurocirurgião, descobriram de técnicas inovadoras de transferência dos nervos, conhecida como a cirurgia do plexo braquial.
 
Graças ao empenho incondicional dos dois, inúmeros pacientes, na maioria tetraplégicos, tiveram suas vidas transformadas ao conseguirem movimentar mãos e braços.
 
Apesar de serem os ‘pais’ desta técnica que é um divisor de águas para muitas pessoas, os dois médicos não deixaram de elogiar o profissionalismo de sua equipe.
 
“São pessoas que atuam conosco há mais de dez anos e merecem ser lembrados e também homenageados”, destaca Bertelli. O tubaronense Marcos Ghizoni aproveitou para enaltecer o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), onde atua.
 
Durante a homenagem, Bertelli mencionou sobre o sonho que ele e Ghizoni têm em comum: criar, em Santa Catarina, um Centro de Reabilitação do Membro Superior do Lesado Medular, de nível europeu.
 
“Temos tecnologia disponível e excelentes profissionais. Seria um ganho indescritível para nosso estado, para nossa gente, para nosso país”, examina.  
 
Ao ouvir isso, o presidente da assembleia legislativa, Joares Ponticelli (PP), adiantou que a causa será abraçada. “Vamos ajudar em tudo que for possível para dar condições disso se tornar realidade”, promete.
 
Reconhecimento mundial!
Ao todo, os médicos Marcos Flávio Ghizoni, de Tubarão, e Jayme Augusto Bertelli, de Florianópolis, já publicaram 51 artigos científicos em revistas dos Estados Unidos e Europa. Inclusive suas pesquisas já estamparam diversas capas de revistas do mundo todo, como na Rússia.
Em 2010, tiveram suas pesquisas estampadas em uma revista norte-americana de notoriedade mundial. Durante os 18 anos em que trabalham juntos, os especialistas foram convidados a estarem presentes em inúmeros congressos internacionais, além de palestras em diversos cantos do mundo para apresentar suas técnicas inovadoras, inclusive a do tratamento para tetraplégicos.
Além disso, recebem, durante todo o ano, inúmeros visitantes que vêm conhecer suas técnicas de perto. Já foram acompanhados por especialistas da África, Rússia e França. Recentemente, os médicos foram homenageados, também, pela secretaria de saúde de Xangai, a maior cidade da China, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.