Os três pilares da prevenção

Tubarão

Rinite, asma, bronquite… Males que costumam intensificar-se com as baixas temperaturas. As gripes e resfriados também são perigos comuns à estação do frio. 
 
Mas todos estes incômodos podem ser prevenidos com três atitudes simples, explica o pneumologista pediátrico Evandro Thomsen Antunes, da clínica Pró-Vida, em Tubarão.
 
“As ‘armas’ para prevenir as doenças de inverno são simples: boa alimentação, que reforçará o sistema imunológico, aliada a higienização, com ambientes bem arejados, e da imunização”, recomenda. 
 
O também pneumologista Adilson Medeiros dos Santos, sugere, ainda, a prática de uma atividade física. “Os exercícios elevam nossa atividade pulmonar. Daí a importância de os praticarmos, sobretudo no inverno”, destaca.
O mesmo vale para as crianças. Além disso, existem outras medidas indispensáveis, como a etiqueta da tosse, a lavagem constante das mãos e o uso de álcool gel.
 
“Não há um remédio milagroso para evitar as doenças de inverno. Contudo, com estas três atitudes básicas é possível prevenir e garantir boa saúde também na época mais fria do ano”, garante Evandro.