Início Geral Pandemia acelera investimentos em tecnologia no Sul de Santa Catarina

Pandemia acelera investimentos em tecnologia no Sul de Santa Catarina

As inovações implantadas nos municípios do Sul de Santa Catarina para atender a população durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) foram tratadas nesta terça-feira (9) durante o Webinar promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Dados da prefeitura de Imbituba mostram que 96% das demandas protocoladas desde o início da quarentena decretada no Estado, em meados de março, foram feitas via internet, o que reforça a importância da oferta de serviços eletrônicos à população.

“É um caminho sem volta e essa epidemia que nos aflige vai acabar por acelerar uma mudança que já vinha a acontecendo. Muitos dos padrões que estamos criando durante a pandemia vão se manter futuramente”, avaliou o prefeito Rosenvaldo Junior.

Em Lages, o vice-prefeito, Juliano Polese, disse que a interligação dos prédios públicos com 100 km de fibra óptica facilitou a implantação de diversos projetos neste momento. Ele destacou a atenção para as aulas online, aplicação de inteligência na Saúde e o fomento ao comércio local com o fortalecimento da parceria com o Órion Parque, o centro de inovação instalado na cidade para atender os municípios da Serra Catarinense.

“Fomos implementando alguns serviços. O principal deles, através da nossa Secretaria de Desenvolvimento, é o Programa de Apoio a Reestruturação de Pequenos Negócios Locais para retomada econômica e mitigação dos efeitos da covid-19, que prevê uma série de ações de uso da tecnologia e também de espaço físico do Órion, das salas de coworking, mentorias online, principalmente para as pequenas, MEIs e projetos sociais, de tal forma que conseguimos ampliar a atuação e prestar um suporte maior à comunidade”.

Segundo o vice-prefeito, a pandemia também acelerou a implantação do projeto Aprova Digital para tramitação dos processos relacionados à consulta e liberação de alvarás de construção na cidade. “Reduzindo em 70% o tempo de tramitação que antes era de 30 dias”, completou Polese.

O diretor de TI de Criciúma e presidente do colegiado de Tecnologia da Amrec*, Tiago Ferro Pavan, ressaltou que dentro da transformação digital da administração pública precisa existir um equilíbrio entre tecnologia, pessoas e processos. “Precisam existir processos maduros dentro de cada área e bem planejados para que a gente possa informatizá-los. A tecnologia por si só não faz a diferença”, frisou Pavan, destacando ainda a importância de dados e indicadores para tomada de decisão.

“Hoje ter informatizado boa parte da gestão nos garante isso. Temos trabalhado muito na integração das informações”, acrescentou Pavan, citando ações na Educação e em especial na Saúde com a disponibilização de um portal exclusivo com informações relacionadas à covid-19.

O Webinar das Cidades Digitais do Sul de Santa Catarina estará disponível na íntegra no canal da RCD no YouTube: “É uma forma de trazermos para o ambiente virtual conhecimento e informações que possam contribuir com o processo de modernização das Prefeituras. Se a tecnologia antes era importante, hoje ela é imprescindível”, analisou o diretor da RCD, José Marinho.

O evento teve a parceria da S. Clara Comunicação, STG Soluções/SisContratos e da Virtual Automação, além do apoio institucional das Associações de Municípios Amrec* (Região Carbonífera), Amesc (Extremo Sul) e Amurel (Região de Laguna).

Sair da versão mobile