Início Segurança Polícia Militar realiza “Operação Hidra” em Braço do Norte no combate ao...

Polícia Militar realiza “Operação Hidra” em Braço do Norte no combate ao tráfico de drogas

Na manhã de segunda-feira, dia 16, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deflagrou a Operação Hidra, em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Penal na região de Braço do Norte. A ação consistiu no cumprimento de 24 mandados de Busca e Apreensão e mais seis mandados de prisão em endereços ligados a facções criminosas e ao tráfico de drogas local.

A operação contou com um efetivo total de aproximadamente 180 agentes públicos, dentre policiais militares, policiais civis e policiais penais. Foram utilizadas mais de 70 viaturas para o deslocamento do efetivo.

Os mandados expedidos foram cumpridos nas cidades de Braço do Norte, São Ludgero, Armazém, Laguna e em Palhoça. A operação contou com o apoio de policias militares de todo o 8º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), guarnições do BOPE e guarnições do Canil do 6ºCRPM/9ºBPM.

A Operação Hidra foi assim batizada por conta da Hidra de Lerna, um monstro mitológico morto por Hércules em um de seus trabalhos. Segundo a história o monstro era uma serpente com várias cabeças e cada vez que uma delas era cortada outra – ou outras duas a depender da versão – cresciam em seu lugar. Para matar o monstro, Hércules usou uma espada incandescente, assim, a cabeça era cortada e imediatamente cauterizada, evitando que crescesse novamente.

O tráfico de drogas na região possui característica semelhante, porque mesmo que diuturnamente sejam presos autores envolvidos no tráfico, logo outro agente é posto em seu lugar.  Com esta operação busca-se agir em todos os “cabeças” do tráfico dificultando ao máximo a rearticulação.

Participou da Operação Hidra, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Braço do Norte, para o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva. No total, foram presas sete pessoas. O objetivo da ação foi desarticular uma facção criminosa que atua na cidade de Braço do Norte e região.

A ação é resultado de uma investigação que vem sendo desenvolvida há mais de ano e que começou com a lavratura de um auto de prisão em flagrante em Morro da Fumaça. Após reunião de farto material, concluiu-se o inquérito policial na cidade de Braço do Norte, que culminou em 26 indiciamentos.

O material foi recebido pelo Ministério Público de Santa Catarina, que prontamente denunciou os investigados, que responderão por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menores, posse, porte e disparo de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

Na ação de hoje foram apreendidos inúmeros aparelhos celulares, entorpecentes como maconha, cocaína, crack e êxtase, além de apetrechos para o tráfico, munições e armas de fogo. Foram lavrados quatro autos de prisão em flagrante, um auto de apuração de ato infracional e um termo circunstanciado.

Foram cumpridos mandados em São Pedro de Alcântara (Presídio), Palhoça (Colônia Agrícola), Laguna, Armazém, Tubarão, São Ludgero e Braço do Norte. A Polícia Civil realizará agora a análise do material apreendido, visando dar continuidade à investigação.
A ação contou com a participação de aproximadamente 180 policiais e com o apoio do Serviço Aeropolicial Sul, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, de policiais das Delegacias Regionais de Polícia das 5ª, 6ª e 18ª regiões. Além disso, a operação contou com apoio da Polícia Militar por meio do K9, Cati e PPT da mesorregional.

Sair da versão mobile