População está revoltada

Marco foi pego de surpresa e agora se programa para sacar em outros horários
Marco foi pego de surpresa e agora se programa para sacar em outros horários
Eduardo Zabot
Tubarão
 
O eletricista Marco Rodrigo Mota foi pego de surpresa quando chegou às 17h10min de ontem em frente à Caixa Econômica Federal, no centro de Tubarão. Ele não pôde sacar para pagar uma conta.
 
“Eu não sabia disso, o que os bancos fazem é um absurdo. Agora vou ter que sair do meu trabalho para vir aqui amanhã de manhã e pegar o dinheiro”, repudia.
 
A Lei dos Vigias foi aprovada em 2010 e visa a segurança dos clientes e usuários do autoatendimento durante o horário de funcionamento. A norma começou a ser fiscalizada e cobrada pela prefeitura, que advertiu e chegou a aplicar duas multas em duas agências bancárias há alguns dias.
 
Os bancos não concordaram com as novas regras. Destacaram que seria inviável manter um vigia, principalmente depois do horário de fechamento da agência (16 horas), portanto resolveram fechar o serviço dos caixas eletrônicos às 17 horas.
 
Para o corretor Sidnei da Silva isso gera um prejuízo muito grande para a população. “Vim depositar um cheque porque tenho que viajar amanhã (hoje) cedo, bati com a cara na porta e no meu relógio nem é 17 horas ainda”, reclama. A situação se repetiu na maioria das agências bancárias. O banco Bradesco foi o único que manteve o autoatendimento.
 
Prefeitura e Ministério Público Federal vão tomar providências
Na semana passada, o prefeito de Tubarão Olavio Falchetti (PT), juntamente com o presidente da câmara de vereadores, e autor da lei, Evandro Almeida, e demais vereadores reuniram a imprensa para afirmar que a regra seria cumprida e, se não houver mudança, algumas agências podem até perder o alvará de funcionamento, caso não cumpram a norma.
 
“Se confirmada a restrição do atendimento, vamos tomar as medidas cabíveis. Tubarão não pode ter um tratamento diferenciado dos demais municípios do país”, considera a procuradora-geral da prefeitura, Patrícia Uliano Effting.
 
O procurador da república do Ministério Público Federal (MPF), Daniel Ricken, chegou a enviar, na última sexta-feira, uma recomendação a todas as agências bancárias de Tubarão para manter o autoatendimento após as 17 horas. Até o fechamento desta página, por volta das 21 horas, o MPF não recebeu nenhuma resposta sobre o assunto. A partir de amanhã, o procurador pretende tomar outras providências.