Início Política Roadshow apresenta Parceria Público Privada para Aeroporto de Jaguaruna para investidores na...

Roadshow apresenta Parceria Público Privada para Aeroporto de Jaguaruna para investidores na B3

Investidores interessados na Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Aeroporto de Jaguaruna participaram na sexta-feira, dia 1º de dezembro, do Roadshow na B3, sede da bolsa de valores brasileira, em São Paulo. Representantes de empresas puderam conhecer detalhes do edital que prevê a concessão patrocinada do Aeroporto, tiveram acesso a informações sobre o estado de Santa Catarina e puderam tirar dúvidas sobre o processo que está em andamento, que é a primeira PPP da história do estado. O leilão, que também será realizado na B3, está previsto para o dia 1º de fevereiro de 2024.

“Estamos muito confiantes neste processo e, junto com o governador Jorginho Mello, acreditamos que a PPP do Aeroporto de Jaguaruna será a grande virada deste equipamento de infraestrutura que é considerado de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

O secretário da Casa Civil, deputado Estener Soratto, também acompanhou o Roadshow e acredita na sucesso da histórica PPP. “São investimentos necessários para que o Aeroporto de Jaguaruna cresça e tenha qualidade no atendimento ao passageiro. Além disso, será possível buscar o tão sonhado transporte de cargas para que o Sul tenha mais um dispositivo de ligação com o Brasil e o mundo”, comenta Soratto.

O projeto de concessão, que foi iniciado pela SCPAR e qualificado no PPI – Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina, está sendo conduzido conjuntamente pela SPAF e pela Secretaria da Fazenda. “Este momento do Roadshow é uma etapa importante do processo. É o momento que apresentamos o projeto aos interessados, buscamos ampliar a divulgação e o alcance para o maior número de investidores possíveis para que tenhamos um leilão de sucesso para Santa Catarina”, comenta o diretor de Atração de Investimentos e Parcerias da Sefaz, Renato Lacerda.

O edital

Conforme o edital, lançado no início de novembro em Florianópolis, os investimentos previstos são de R$ 60 milhões e incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros já nos três primeiros anos, além de manutenções que contam como investimento e reinvestimento durante o período do contrato. O investimento máximo do Estado na PPP será de R$ 33 milhões.

O Aeroporto de Jaguaruna movimenta atualmente cerca de 10 mil passageiros por mês, chegando a 120 mil por ano. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.

Sair da versão mobile