Ação preventiva: Bombeiros militares alertam sobre perigos nas praias catarinenses

Foto mostra guarita de salva-vidas, ocupada por bombeiros militares, na Praia do Mar Grosso, em Laguna. Á mostra parte do calçadão da avenida Beira-Mar e da vegetação nas areias, com homem atento aos movimentos de banhistas.
Operação Verão, do governo do Estado, garante presença de salva-vidas em postos de vigilância, nas principais praias, rio e lagoas, ao longo do Litoral catarinense. FOTOS Notisul Digital

Com o calor intenso dos últimos dias e com os feriados de Carnaval, aumenta consideravelmente o número de turistas nas praias e banhistas no Litoral catarinense. Por conta desta realidade, o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) destaca a importância da conscientização sobre os perigos aquáticos, intensificando as ações de prevenção durante a Operação Veraneio 2023/2024, em praias, rios e lagoas. Com quase 8 milhões de abordagens preventivas em 44 dias, a corporação reforça a necessidade de orientação e respeito às sinalizações nas praias.

Abordagem preventiva e orientação constante

  • Durante a Operação Veraneio, os bombeiros abordam os frequentadores das praias, fornecendo orientações sobre os perigos aquáticos e destacando a importância do respeito às orientações dos guarda-vidas.
  • As equipes estão atentas para orientar e, quando necessário, resgatar pessoas em situação de risco, salvando 2.453 vidas durante a temporada.

Cores das bandeiras: alertas de segurança

  • As bandeiras retangulares fixadas nos postos indicam a condição do mar: vermelha para alto risco de afogamento, amarela para médio risco e verde para baixo risco. A bandeira lilás indica a presença de águas-vivas na área.

    Bandeira triangular vermelha, com inscrição Local Perigoso, em branco,  indica risco aos banhistas por causa das correntes de retorno das águas.
    Atentos, Bombeiros Militares fixam diariamente bandeiras indicativas das condições do mar para segurança dos banhistas. FOTOS Notisul Digital

Bandeira triangular vermelha: perigo de corrente de retorno

  • Nas faixas de areia, a bandeira triangular vermelha indica locais com alta presença de corrente de retorno, alertando os banhistas para áreas de alto risco de arrastamento.

    Bombeiro Militar fixa bandeira vermelha em areias de praia catarinense
    Diariamente os bombeiros militares investigam as condições das praias e sinalizam sobre os riscos que impactam o banho de mar. FOTO: Tiago Ghizoni / Secom / Divulgação / Notisul Digital

Acesso à informação por meio digital

  • O aplicativo CBMSC Cidadão oferece atualizações diárias sobre as condições das praias, permitindo que os cidadãos verifiquem os alertas antes de sair de casa.
  • O site da corporação disponibiliza uma área temática dedicada à Operação Veraneio, fornecendo informações essenciais e dicas de segurança para os visitantes das praias.