Alckmin lidera missão oficial à Arábia Saudita e China para fortalecer laços comerciais

FOTO: Cadu Gomes / VPR Divulgação Notisul Digital

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, iniciou uma viagem oficial à Arábia Saudita e à China no sábado, 1 de junho. Alckmin lidera uma delegação de ministros e empresários brasileiros com o objetivo de fortalecer relações, estabelecer cooperação em diversas áreas e abrir novos mercados para produtos brasileiros. Diferente do presidente Lula, Alckmin viajou em classe econômica em um voo comercial.

Agenda intensa de reuniões e negociações

Durante a viagem, Alckmin terá uma agenda repleta de encontros com autoridades, empresários e investidores. Ele ressaltou a importância da visita, destacando o interesse saudita em investir no Brasil e o papel da China como principal destino das exportações brasileiras.

  • Encontros bilaterais na Arábia Saudita com o ministro de Investimentos, Khalid Al Falih, e o ministro da Defesa, príncipe Khalid bin Salman
  • Reuniões com empresários e fundos de investimento dos dois países, incluindo a participação de BNDES, CNI, ApexBrasil e ABDI

Reunião da COSBAN marca 20 anos de negociações

O principal destaque da agenda é a sétima reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que ocorre em 6 de junho. Este mecanismo de negociação entre Brasil e China, criado em 2004, celebra 20 anos em 2024, além dos 50 anos de relações bilaterais.

Fórum empresarial em Pequim

Em Pequim, o fórum empresarial organizado por MDIC, ApexBrasil, Itamaraty, MOFCOM e China Council for the International Investment Promotion (CCIIP) reunirá 400 empresários brasileiros e chineses. O evento discutirá parcerias e celebrará as cinco décadas de relações bilaterais entre os dois países.

  • Encontro com o vice-presidente chinês Han Zheng, copresidente da COSBAN
  • Seminários e negociações nas áreas de indústria, infraestrutura, comércio e investimentos