Após dólar disparar, Lula muda tom e diz que “responsabilidade fiscal é compromisso”

lula
Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Durante o anúncio do Plano Safra voltado para a agricultura familiar, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a “responsabilidade fiscal é compromisso” e que o governo “não joga dinheiro fora”. A declaração ocorre em um momento de instabilidade no mercado financeiro, com críticas ao Banco Central e a alta do dólar. Nesta quarta-feira (3), o dólar apresentou queda de 2% após reunião entre Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Plano Safra e compromisso com a responsabilidade fiscal

Lula destacou a importância de aplicar recursos de forma eficiente, priorizando áreas essenciais como educação e saúde, sem desperdiçar dinheiro.

  • O Plano Safra visa apoiar a agricultura familiar.
  • Lula enfatizou que responsabilidade fiscal é um compromisso desde 2003.
  • O governo manterá esse compromisso rigorosamente.

Reação do mercado e medidas econômicas

Questionado sobre a alta do dólar, Lula preferiu focar no “arroz e feijão” e anunciou a segunda parte do plano, voltada ao agronegócio e grandes produtores.

O ministro Haddad comentou sobre possíveis intervenções para valorizar o real, afirmando que o câmbio irá se acomodar com as ações do governo. Ele evitou detalhar propostas, mas reforçou que a responsabilidade fiscal é um “compromisso de vida” de Lula.

Pauta econômica e reuniões estratégicas

Lula participou de uma reunião ordinária do Conselho da Federação, destacando a necessidade de responsabilidade nos gastos públicos.