Aumento alarmante nos focos de mosquito em Tubarão: 126 identificados

Foto: Prefeitura de Tubarão - Divulgação: Notisul Digital

As equipes do Núcleo de Combate às Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica atualizaram nesta quarta-feira (10) os dados referentes aos focos do mosquito Aedes aegypti, que não param de crescer em Tubarão. Foram atualizadas ainda as informações sobre transmissão e de casos de dengue na cidade.

Focos multiplicados: 42 em Oficinas, 20 no Centro e mais

Temos agora 126 focos do mosquito encontrados este ano, contra 102 da última semana: 42 em Oficinas, 20 no Centro, 15 na Vila Esperança, 12 no Humaitá de Cima, nove no São João Margem Esquerda, oito no Humaitá, seis no Santo Antônio de Pádua, quatro na Vila Moema e no São Cristóvão, dois no Dehon e um foco cada no Monte Castelo, no Morrotes, no São Martinho e no Recife. Em termos de notificações, registrou-se mais um aumento, de 272 para 323.

Casos de dengue em ascensão: 22 confirmados esta semana

Em relação a casos confirmados, outro aumento: temos agora 22 no total, contra 18 na última semana, sendo 12 alóctones (transmissão fora da cidade) e outros 10 autóctones (transmissão dentro da cidade). Existem ainda 258 casos descartados, e outros 43 sob investigação no momento.

Comunidade urgida a ações: Combate ao mosquito é essencial

Mais do que nunca, e ressaltando os números bastante elevados já registrados este ano em todo o estado e no país, a participação da comunidade no combate ao mosquito, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, se faz mais do que necessária, em trabalho conjunto às autoridades de saúde do município.

Lembre-se de:

  • Evitar manter recipientes que possam armazenar água a céu aberto.
  • Manter limpos pátios e quintais.
  • Usar repelentes ao longo do dia.
  • Ficar atento aos sintomas da dengue.

Você pode ainda ajudar no combate ao mosquito por meio de denúncias sobre a existência de possíveis focos.

Facilita Tubarão: Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.