Aumento de focos do mosquito Aedes Aegypti em Laguna

Foto: Prefeitura de Laguna - Divulgação: Notisul Digital

O Programa de Combate à Dengue informou o registro de mais um foco do mosquito Aedes Aegypti no município. Agora, são 6 focos, sendo 4 no Bairro Progresso e 2 na Cabeçuda.

Vigilância e medidas preventivas

De acordo com a coordenadora do programa municipal, Matiê Rossini, o novo foco foi encontrado no Bairro Progresso. Ao detectar a presença do mosquito, a equipe substitui a armadilha no local e realiza uma inspeção nos imóveis que estão num raio de 300 metros do local identificado. O trabalho de rotina já é realizado semanalmente nas armadilhas distribuídas por diferentes locais do município. As inspeções de vigilância também são realizadas, quinzenalmente, em pontos estratégicos da cidade, onde são verificados os locais/recipientes com acúmulo de água, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, pois são pontos estratégicos. Quando identificada a presença de larvas fazem a coleta para identificação.

Dados estaduais e alarmante aumento de casos

O Informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), nessa quarta-feira, 13, mostra que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 387,02% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 236 municípios já registraram casos prováveis de dengue este ano. Com relação aos óbitos, houve o registro de mais quatro mortes em relação ao informe da semana anterior.

Medidas de prevenção e cuidados individuais

O controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, febre de chikungunya e Zika vírus. Uma vez por semana vistorie sua casa e seu ambiente de trabalho. Elimine locais com água parada. O Ministério da Saúde recomenda medidas de proteção individual, como usar repelentes e proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.