Chuvas intensas afetam Sul de Santa Catarina: municípios enfrentam alagamentos e desalojamentos

Foto: Defesa Civil - Divulgação: Notisul Digital

No último fim de semana, fortes chuvas assolaram várias cidades do Sul de Santa Catarina, resultando em uma série de ocorrências. Segundo relatório da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), o domingo do Dia das Mães foi particularmente crítico, com 12 municípios registrando incidentes devido às chuvas.

Situação atual dos municípios afetados:

  • Desalojados e desabrigados: Até o momento, 150 pessoas estão desalojadas, com 142 em São João do Sul, quatro em Passo de Torres e quatro em Jacinto Machado. Além disso, 27 pessoas estão desabrigadas, sendo sete em Forquilhinha, uma em Jacinto Machado e 19 em Sombrio.
  • Isolamento de comunidades: Várias comunidades em diferentes municípios estão isoladas devido a alagamentos e outras ocorrências relacionadas às chuvas intensas.

Atualização das ocorrências em alguns municípios:

São João do Sul: Dez comunidades estão isoladas e 16 vias foram interditadas. As aulas foram suspensas em 13 de maio. A Rodovia Estadual SC 290 está interrompida em dois pontos, com alertas emitidos para comunidades vulneráveis.

Jacinto Machado: Oito comunidades estão isoladas devido a alagamentos, com o Rio da Pedra sendo monitorado devido ao aumento do nível da água.

Meleiro: Cerca de 662 pessoas estão isoladas devido às chuvas, com várias vias interditadas.

Criciúma: Alagamentos pontuais foram registrados, com destaque para a localidade de Quarta Linha.

Forquilhinha: Diversos pontos de alagamento foram relatados, com a localidade de Nova Iorque sendo a mais afetada.

Balneário Rincão: Registros de alagamentos afetaram várias áreas do município, com pelo menos cinco residências atingidas.

Previsão do tempo:

Os próximos dias apresentam variações significativas no clima, com o primeiro frio intenso do ano previsto para terça e quarta-feira, seguido pelo retorno da chuva no final da semana em todo o estado.