Conscientização de direitos e obras para melhoria da qualidade de vida pautam trabalhos da Câmara

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população capivariense através da conscientização de direitos e obras públicas, a Câmara de Capivari de Baixo aprovou, na reunião ordinária desta última segunda-feira (20), propostas de vereadores para diferentes áreas da Administração Municipal. Saúde, educação e infraestrutura urbana foram os temas mais discutidos pelos vereadores durante a sessão.

Uma das indicações aprovadas pelo plenário (n.º 604/2023), de autoria da vereadora Edcarla Bitencourt (PSDB), sugere o conserto de um poste de energia na rua Castro Alves, que apresenta riscos à segurança pública.

“O referido poste está com instabilidade, representando uma ameaça à integridade física dos moradores locais e compromete a qualidade dos serviços públicos essenciais. Reitero a importância de atender a esta demanda com a máxima celeridade possível, visando o bem-estar e a segurança de nossa comunidade”, detalha a vereadora Edcarla.

Também recebeu aprovação dos parlamentares a indicação n.º 230/2023, apresentada pela vereadora Bia Alves (União),  entre outras, que solicita ao Poder Executivo que seja realizada uma capacitação para os servidores dos postos de saúde do município, com objetivo de conscientizar sobre o direito de atendimento prioritário da pessoa portadora de deficiência.

“Chegou ao meu conhecimento um caso específico no ESF do bairro Três de Maio de que, uma servidora exigiu que uma criança com autismo grau 3 aguardasse normalmente na fila para realizar a vacina, gerando incômodos ao pequeno que já estava agitado. Por isso, solicito que todos os servidores sejam capacitados e que tenham consciência dos direitos da pessoa portadora de deficiência, assim como diz a Lei 10.048/00”, frisa Bia Alves.

Na sequência, o vereador Elto Aguiar (PL), sugeriu, em conjunto com o vereador Pedro Camilo (PP) por meio do requerimento de nº 609/2023, que a Lei Ordinária nº 1693 de 1º de Dezembro de 2014, que dispõe sobre a instituição do Programa Adote um Ponto de Ônibus, possa ser colocada em prática pelas empresas do município.

“Na época, em 2014, foi elaborado um modelo e o custo não ficou acessível. Sugerimos que o Poder Executivo reveja isto, facilitando a cooperação com as empresas e moradores, com o objetivo de trazer melhorias. Aliás, temos visto ao andar pela cidade, o quanto os pontos de ônibus precisam de ajustes”, detalha Elto.

Já a vereadora Heloísa Cardoso (Cidadania), entre outros requerimentos e indicações, questionou à Prefeitura referente ao processo Seletivo Simplificado nº 001/2023.

“A princípio, as avaliações estavam marcadas para o último domingo (19). E por algum motivo, elas não aconteceram. É triste não ter ocorrido porque era no mesmo dia do município vizinha. Desta forma, muitos candidatos poderiam ter feito lá, também. Agora, é preciso que seja verificado o calendário de provas objetivas de outras cidades da região da Amurel, para que os professores não sejam prejudicados”, reforça a vereadora Heloisa.

Apresentando seus requerimentos e indicações, o vereador Pedro Camilo (PP) cobrou informações da Celesc quanto a padronização correta dos postes de iluminação.

“A solicitação é necessária em razão de um poste de iluminação que está implantado incorretamente na rua José Antônio Fagundes, encontrando-se próximo ao meio-fio da via”, explica o parlamentar Camilo.

Por fim, o vereador Eraldo dos Santos, propôs que seja efetuado um estudo nas ruas Marcelino Manoel da Silva e Deputado Francisco de Souza Neves, localizadas no bairro Três de Maio, para que os locais recebam o lastreamento de areão. “A indicação é feita em razão das péssimas condições das estradas. Principalmente nestes períodos de chuvas, o trânsito local fica muito prejudicado devido à quantidade de buracos”, alerta.