Criciúma atropela o Vasco em pleno São Januário e faz 4 a 0 no time carioca

Foto: Criciúma EC - Divulgação: Notisul Digital

O Criciúma goleou o Vasco da Gama na tarde deste sábado (27), no Rio de Janeiro, em jogo válido pela quarta rodada do Brasileirão. A equipe de Santa Catarina fez sua melhor atuação da temporada e contou com uma tarde inspirada dos atacantes Felipe Mateus e Bolasie. 

Primeiro tempo 

O primeiro tempo começou morno e estudado, sem nenhuma chance para os dois lados. A primeira oportunidade do jogo foi de Vegetti, que cabeceou uma bola na entrada da área, mas sem direção. Logo depois, aos 32 minutos, Felipe Mateus acertou um lindo chute de trivela e balançou as redes do goleiro Léo Jardim, abrindo o placar em São Januário e colocando o Tigre em vantagem. Aos 36 minutos, Dimitri Payet perdeu grande chance na pequena área, deixando São Januário calado e nervoso. Para piorar a situação dos vascaínos, Vegetti ainda perdeu um pênalti aos 39 minutos, deixando o placar do Vasco no zero para o intervalo. 

Segundo tempo 

O segundo tempo iniciou com duas alterações no Vasco, o técnico Ramon Diaz tirou Payet e Medel, ambos voltando após um tempo fora, e colocou o zagueiro Maicon e o meia Galdames. Mas a estratégia do técnico cruzmaltino não durou nem dois minutos, porque o Criciúma marcou seu segundo gol logo no primeiro ataque, após boa jogada de Bolasie e ótima finalização de Felipe Mateus. Depois disso, o time do Vasco ficou nervoso e não acertou mais nada em campo, deixando o Criciúma tranquilo para fazer o terceiro gol com Bolasie e o quarto com Higor Meritão. 

Destaques carvoeiros

O Criciúma aplicou a maior goleada sofrida pelo Vasco em São Januário em toda a história do Brasileirão. Isso só se tornou possível após uma partida magnífica do Tigre, principalmente dos atacantes Felipe Mateus e Bolasie, que infernizaram a zaga vascaína e botaram fogo no jogo. Bolasie, que além de fazer um gol e dar duas assistências, ainda fez uma jogada que provocou discussão no gramado e rendeu memes na internet. Outro destaque foi o goleiro Gustavo, que pegou seu sexto pênalti na temporada, sendo o melhor goleiro do Brasil em 2024 nesse quesito. 

O fim de Ramon Diaz no Vasco 

Após a sonora goleada sofrida em casa, a passagem de Ramon Diaz pelo Vasco se encerrou. E se encerrou de uma forma confusa, pois o técnico argentino, segundo fontes ligadas ao Vasco, teria pedido demissão logo após o término do jogo. Após saber disso, o Vasco imediatamente soltou uma nota oficial comunicando aos torcedores o fim da passagem de Ramon pelo Vasco. E é aí que a confusão começa, pois o técnico teria se arrependido da decisão e voltaria atrás, mas o Vasco já havia soltado a nota e terminado essa relação. O Vasco já iniciou a busca por um novo treinador, enquanto isso, o técnico Rafael Paiva do sub-20 assume interinamente a equipe. 

Por Gabriel Amaral