Defesa Civil de SC orienta sobre envio de donativos para o RS em meio à tragédia das cheias

Foto: CBMSC - Divulgação: Notisul Digital

Para auxiliar as pessoas atingidas no Rio Grande do Sul pela tragédia das cheias, a Defesa Civil de Santa Catarina está orientando todos aqueles desejam realizar doações para o estado gaúcho.

Orientações cruciais para doações responsáveis

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, destaca três pontos essenciais a serem considerados:

  • Autossuficiência: As equipes em apoio não devem exigir da gestão local suporte para alimentação e alojamento. Lembre-se, tudo está saturado!
  • Especialização: As equipes não devem despender esforços para salvar ou capacitar voluntários. Todos que atuam devem estar preparados para ambientes de risco e hostis.
  • Atendimento de acordo com a demanda: O envio de ajuda deve estar estritamente ligado às necessidades.

Logística humanitária em ação

Desde a última sexta-feira, 3, a Defesa Civil de Santa Catarina vem realizando este trabalho de orientação junto a inúmeros cidadãos catarinenses, que estão mobilizados para ajudar as famílias que sofrem com a tragédia.

Solidariedade em ação: amigos aviadores se unem para auxiliar

Entre as ações intermediadas pela Defesa Civil do Estado, destaca-se a união de amigos aviadores, empresários e empreendedores de Porto Belo, Litoral de Santa Catarina. Em menos de 48 horas, eles enviaram para o Rio Grande do Sul 30 aeronaves entre helicópteros e aviões com cerca de 20 toneladas de alimentos, remédios e suprimentos. Participaram das ações cerca de 100 pessoas.