Deputado usa tribuna para elogiar ação de Dener Nascimento

Há poucos dias, o deputado estadual Delegado Egídio Ferrari (PTB) usou a tribuna da Alesc para denunciar denúncia de maus tratos contra uma égua. O fato foi publicado com destaque pelo Notisul. “Nossa equipe do Gabinete recebeu denúncia sobre um animal abandonado e ferido, em uma vala da BR 101, em Imbituba. Nas margens da BR 101, a responsabilidade não era do Estado. Fora da área urbana, o município de Imbituba negou responsabilidade. Por mais de 36 horas o animal sofreu”, relatou o deputado afirmando que a legislação é frágil. “Se fossem maus tratos contra cães e gatos, haveria prisão dos agressores, mas animais de produção não são protegidos”, critica o parlamentar.

O deputado destacou ainda a atuação do secretário municipal de Meio Ambiente de Laguna, Dener Vieira do Nascimento. “O secretário dener é um grande guerreiro. Comprometido com as causas de defesa dos animais. Um homem de coragem e de valor”, destaca o parlamentar. O secretário Dener Nascimento dedicou o final de semana em defesa da égua Vitória, na tentativa de salvamento. Ele narrou, nas mídias sociais e perfis pessoais a luta pela vida do animal.

A égua, retratada em reportagem pelo Notisul, que foi abandonada nas margens da rodovia BR 101, no município de Imbituba, no dia 19 de agosto, um sábado. Até ser atendido o animal ficou mais de 36 horas exposta ao calor do dia e ao frio do entardecer e da noite. Depois de horas de luta de abnegados defensores da causa animal, a égua não resistiu. No domingo, dia 20, o animal morreu. 

Há 10 meses no cargo de secretário de Meio Ambiente, em Laguna, Dener Vieira do Nascimento já tem número a apresentar e comemorar. “Nosso trabalho não é político. Nossa causa é a vida dos animais”, enfatiza. Em 10 meses, à frente da pasta, Laguna vendo se tornando referência na proteção dos animais. Um dos programas da pasta, o de castração de animais, machos e fêmeas, chega perto de mil animais. “Em apenas um mês, chegamos a realizar 625 castrações em 10 bairros diferentes da cidade de Laguna”, comemora. 

O secretário informa ainda que a secretaria de Meio Ambiente mantém um banco de rações, com distribuição de duas toneladas a cada mês para alimentar animais nas ruas e os adotados por 42 protetores. “Estão protegidos cerca de 900 animais”, revela.  Laguna também tem um convênio com uma clínica veterinária que garante atendimento de urgência e emergência. “Mas é preciso mais. Temos que conscientizar as pessoas sobre o abandono e os maus tratos. Temos feito pedágios, feiras de adoções e vacinações, e conscientizações. Estamos alertando às pessoas para o cumprimento da lei”, destaca.

Segundo Dener Nascimento, “há muitos anos Laguna não tinha uma política pública que garantisse aa tenção aos animais de rua, a castração para evitar a explosão das populações de animais e ainda a busca pela conscientização. A proteção aos animais é garantia de saúde pública”, ensina o secretário de Meio Ambiente de Laguna