Escolas da rede municipal de Tubarão vão receber recursos do Programa Escola Acessível

As escolas municipais João Hilário de Mello, Maria Emília Rocha, João Paulo I e CEI Theresa da Silva Rosendo receberão R$ 20 mil cada para aquisição de equipamentos destinados ao atendimento prioritário inclusivo. O Atendimento Educacional especializado (AEE) é a mediação pedagógica que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, público da educação especial.

As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Ele é realizado prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais (SRM) da própria escola ou em outra escola de ensino regular ou em polos de atendimento educacional especializado.

As atividades visam ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas, psicomotoras, comunicacionais, linguísticas, identitárias e culturais dos estudantes, considerando suas singularidades. As ações pedagógicas realizadas pelo professor especializado visam apoiar as atividades realizadas pelo professor na classe comum.