Fé e devoção na procissão fluvial de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá

FOTOS Gustavo Silveira Neto Divulgação Notisul Digital

No último sábado (21), a imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe dos Homens navegou pelo Rio Araranguá em uma emocionante procissão fluvial que reuniu fiéis e peregrinos. A bordo do Capitão dos Ganchos, a padroeira percorreu o trajeto do Morro dos Conventos até o Centro da cidade, mantendo viva uma tradição secular.

Devoção às águas do Rio Araranguá

A procissão, que remonta à chegada da imagem no século XIX, é uma bênção especial para os moradores às margens do rio, além de ser um evento marcante para aqueles que utilizam os barcos na região, seja para passeio ou trabalho.

Passagem por comunidades históricas

Durante o percurso, a Mãe dos Homens passou por diversas comunidades, incluindo Canjiquinha, Manhoso, Rio dos Anjos e Volta Curta, antes de chegar ao seu destino final no deck da ponte pênsil do bairro Barranca.

Participação e devoção

A romaria contou com a presença dos Guardiões de Nossa Senhora, festeiros, noveneiros, devotos em diferentes embarcações e romeiros que saudaram a imagem ao longo das margens do rio. O Pe. Jonas Emerim Velho, reitor do Santuário Diocesano, acompanhou todo o percurso, encerrando a jornada na comunidade da Barranca.