Flagrante de corte de araucárias e apreensão de madeira em Anita Garibaldi

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), flagrou a supressão de várias araucárias, ou pinheiro brasileiro, e apreendeu mais de 17 metros cúbicos de madeira serrada no interior do município de Anita Garibaldi. O pinheiro brasileiro é vegetação nativa, corre risco de extinção e é protegido por leis federais e estaduais.

FOTO PMA Divulgação Notisul Digital

Preservação ambiental em risco

Durante o policiamento, os agentes encontraram na localidade de Lagoa da Estiva a supressão de 12 árvores de araucária angustifolia, popularmente conhecidas como pinheiro brasileiro, que ao serem serradas totalizaram 17,19 metros cúbicos de madeira.

Pinheiro brasileiro é árvore protegida por lei federal FOTO PMA Divulgação Notisul Digital

Interrupção da atividade ilícita

Diante da situação, a atividade foi imediatamente interrompida, a madeira apreendida e o indivíduo envolvido será responsabilizado administrativa e criminalmente conforme a legislação vigente.

Protegendo o ambiente natural

A ação da Polícia Militar Ambiental demonstra o compromisso em proteger o ecossistema local e combater práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade.

Conscientização e fiscalização

É fundamental que a comunidade esteja ciente da importância da preservação ambiental e denuncie atividades suspeitas para garantir a sustentabilidade das futuras gerações.