Hercílio Luz vence e larga na frente nas semifinais da Copa Santa Catarina

A primeira partida das semifinais da Copa Santa Catarina foi vencida pelo Hercílio Luz, que em Itajaí, bateu o Marcílio Dias por 2 a 0, neste domingo, dia 5, no Estádio Gigantão das Avenidas. Ingro abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, aos 28 minutos, Clayton, que tirou a bola do goleiro e finalizou rasteiro, no lado esquerdo do gol, ampliou para o time de Tubarão.

O jogo da volta será no próximo domingo, dia 12, na Cidade Azul, no Estádio Aníbal Torres Costa. O Hercílio Luz, com a vitória desta primeira partida, poderá até perder por um gol de diferença e, mesmo assim, estará classificado para as finais. Se o Marcílio Dias vencer por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis. Mas para vencer, jogadores e a comissão técnica do Marinheiro de Itajaí vão precisar quebrar um tabu.

O Hercílio Luz não perde um jogo em casa desde novembro de 2021. Este recorde completa dois anos neste mês. Nesta série histórica, de mais de 730 dias, estão jogos válidos pelas disputas dos Catarinenses de 2022 e 2023, dos jogos das edições da Copa Santa Catarina 2022 e 2023 e da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Nesta conta de invencibilidade em casa, o Hercílio Luz supera todos os clubes brasileiros da Série A, onde estão gigantes como Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Fluminense e Flamengo, entre outros, e das séries B, C e D.

A segunda partida desta semifinal está marcada para o próximo domingo, dia 12, no Aníbal Costa, em Tubarão. E nesta terça-feira, dia 7, Avaí e Concórdia abrem as disputas pela outra vaga na final da Copa Santa Catarina.
A campanha
O Hercílio Luz terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 20 pontos; o Concórdia em segundo, com 16 pontos; o Avaí veio em terceiro colocado, com 14 pontos e o Marcílio dias em quarto lugar, com 13 pontos, superando o Joinville, que tinha o mesmo número de pontos, mas um gol marcado a menos.
Em nove jogos, o Hercílio Luz venceu 6, empatou duas partidas e perdeu apenas uma, fora de casa. Marcou 15 gols, sofreu 9 e teve o melhor saldo de gols da competição: 6 gols. Grandes clubes do futebol catarinense como Chapecoense, Joinville, Figueirense e Internacional de Lages foram superados pela força da equipe tubaronense. Também jogaram esta Copa Santa Catarina o Barra e o Nação Esportes.