Imbituba realiza 1º fórum sobre protocolo de atendimento à pessoa idosa

Foto: Prefeitura de Imbituba - Divulgação: Notisul Digital

A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação (SEASH) e do Conselho Municipal do Idoso, promoverá o 1º Fórum Municipal do Protocolo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba, no dia 27 de junho, a partir das 13h30.

Evento focado na conscientização e melhoria do atendimento

O fórum, em alusão ao mês de conscientização sobre violência contra idosos (junho violeta), tem como objetivo avaliar e aprimorar a aplicação dos fluxogramas e do formulário de denúncia estabelecidos pelo Decreto PMI 083/2023, que regulamenta o atendimento à pessoa idosa em situação de violência no município.

  • Data: 27 de junho
  • Horário: a partir das 13h30
  • Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba

Público-alvo e participação

O evento é direcionado a representantes e profissionais das entidades envolvidas na construção dos Fluxos do Protocolo PISC, Conselheiros de Direitos, Agentes Públicos e Políticos, Rede de Atendimento à Pessoa Idosa e cidadãos interessados na proteção e cuidados às pessoas idosas em situação de violência.

Construção coletiva dos fluxogramas

Edna Demétrio, Gestora Organizacional do Controle Social do município, destacou que a construção dos fluxogramas foi um processo coletivo, envolvendo representantes da Promotoria Pública, CRAS Sul e CRAS Norte, CREAS, Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Hospital São Camilo e Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Imbituba), com aprovação pelo Conselho Municipal do Idoso.

“O objetivo é garantir um atendimento mais eficaz e humanizado às pessoas idosas em situação de violência,” afirmou Edna Demétrio.

Importância do evento para a comunidade

Este fórum é uma oportunidade essencial para discutir, revisar e melhorar as práticas de atendimento e proteção às pessoas idosas, fortalecendo a rede de apoio e conscientizando a comunidade sobre a importância do combate à violência contra idosos.