Notisul adere ao programa “Educando Cidadãos” de combate a corrupção

Logo da campanha "Vamos Parar a Corrupção" criada pelo artista Luciano Martins Divulgação Notisul Digital

O programa “Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção?” foi lançado na terça-feira, dia 7 de maio, em Florianópolis. A iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que conta com adesão voluntária de comunicadores e celebridades locais, busca criar uma nova cultura de controle social e formar cidadãos ativos e conscientes no combate à corrupção. A partir de agora, no Notisul, que adere ao projeto, todas as reportagens relacionadas ao tema terão o selo da campanha.

Foco na prevenção e estratégia contra a corrupção

Com o engajamento de entidades públicas e privadas, o programa pretende promover ações preventivas e estratégicas. As iniciativas visam:

  • Disseminar uma cultura pautada na ética.
  • Envolver instituições, órgãos públicos e empresas em ações internas e externas.
  • Identificar e discutir problemas locais e comportamentos nocivos.
  • Propor soluções para a resolução desses problemas.

    O esboço e a ilustração do Mascote da campanha, by Luciano Martins Divulgação Notisul Digital

Educação como instrumento de transformação

Um dos pilares do programa é a educação. A discussão sobre ética e corrupção será levada às escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis em uma ação conjunta da Secretaria de Educação e da Controladoria-Geral do Município. Esta abordagem educacional visa formar uma geração mais consciente e ética.

Comunicação voluntária e impacto visual

A identidade visual do programa foi criada pelo artista plástico Luciano Martins. A campanha institucional, resultado de uma força-tarefa, contou com a concepção da D/Araújo, produção da Curió Filmes e apoio da Acaert e TV AL. Jornalistas e apresentadores de TV de Santa Catarina também participaram das gravações dos vídeos da campanha, que serão exibidos na televisão.

Adesão e compromisso

O programa já começa com 35 adesões de diversas instituições e mais três serão oficializadas durante o ato de lançamento. Este compromisso demonstra a seriedade e o engajamento da comunidade na luta contra a corrupção.