Polícia Militar Ambiental interrompe desmatamento ilegal em Ponte Alta do Norte

Pinheiro Brasileiro é espécie protegida por lei federal Polícia Militar Ambiental Divulgação Notisul Digital

Na manhã da segunda-feira, dia 1º de abril, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 170 toras de madeira nativa em um depósito localizado no interior do município de Ponte Alta do Norte.

Operação combate ao desmatamento ilegal

Durante a operação Mata Atlântica Pé, uma equipe da PMA deslocou-se em patrulhamento ambiental na estrada geral da localidade do Taiti. O objetivo era identificar um terreno suspeito de atividades relacionadas à supressão de madeira nativa. Após diligências, a equipe localizou a propriedade onde ocorria o corte e armazenamento ilegal de madeira nativa.

Espécie ameaçada de extinção: Pinheiro Brasileiro

No local, foram encontradas toras e madeira serrada da espécie Araucária Angustifólia, popularmente conhecida como Pinheiro Brasileiro. Essa espécie está na lista de ameaçadas de extinção, tornando a atividade ainda mais preocupante. Além disso, o responsável não possuía autorização dos órgãos ambientais competentes para realizar tal atividade.

Ação policial e consequências

Diante dos fatos, a atividade ilícita foi interrompida, o proprietário do terreno foi localizado e os materiais foram apreendidos administrativamente para continuidade da ocorrência e autuação dos responsáveis.