Prefeito Samir, de Laguna, é surpreendido na guerra entre a Palestina e Israel

Prefeito Samir Ahmad (PL), da cidade de Laguna

“O conflito militar se espalha no Oriente Médio, na Palestina e em Israel. Já são mais de 1.500 mortos e centenas de pessoas feridas ou desaparecidos. Começa a acontecer a escassez de alimentos e gêneros de primeira necessidade. Aviões de guerra cruzam os céus a todo momento, é possível visualizar mísseis cortando os céus e as sirenes são acionadas a todo instante”.

O relato é do prefeito de Laguna, Samir Ahmad, que está em férias na região. O conflito pegou a família do prefeito de surpresa. “Eu, minha esposa e minha filha, estávamos aqui revendo nossos parentes e visitando os locais sagrados. Renovando a nossa fé. A cada quatro ou cinco anos fazemos esta peregrinação. Infelizmente fomos surpreendidos com este grave conflito”, informa o prefeito.

Apesar de saber que o Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv,  em Israel, normalmente é um objetivo militar durante os conflitos, o prefeito, a esposa e a filha precisavam ir ao Aeroporto internacional para iniciar voo de saída da região do conflito. “Resolvemos arriscar e entramos em Tel Aviv. Ultrapassamos alguns bloqueios, e já perto das 8h da manhã chegamos ao aeroporto. Passamos o dia ali, em busca de informações e um possível embarque, uma vez que ainda era possível. Durante a nossa permanecia no Aeroporto Internacional Ben Gurion, ouvimos uma explosão e o alarme soou. O aeroporto havia sido alvo de mísseis.”

O prefeito Samir narra o corre-corre das pessoas que buscavam abrigo. “A população se abrigou nos banheiros. Havia gente deitada pelo chão do aeroporto. Finalmente conseguimos embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No Momento em que deixamos Tel Aviv, tivemos uma sensação muito forte de alívio, mas o aperto no coração continua, pelas pessoas que permaneceram lá, no aeroporto, nas cidades, os nossos parentes. Lamentavelmente, todos, com certeza sentirão de alguma forma os efeitos desta guerra”, completa o prefeito.

Confira o depoimento do prefeito Samir Ahmad: