Programa Proerd completa 26 anos em Santa Catarina: Uma década de resistência às drogas e à violência

FOTOS PMSC Divulgação Notisul Digital

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) celebra 26 anos de atuação em Santa Catarina. Desde sua instituição pela Lei nº 14.999/2009, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) orientou mais de 1,6 milhão de crianças e jovens, em Santa Catarina, a dizer não às drogas e à violência.

Missão de capacitação e resistência

Com 236 instrutores habilitados, o Proerd tem como missão capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem ao uso de drogas e à violência. Por meio de ações educacionais ostensivas, realizadas por policiais militares, o programa integra a PMSC, família e escola na valorização da vida e na construção de uma sociedade mais justa e segura.

Sucesso e expansão do programa

Iniciado em 16 de março de 1998 no 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Lages, o Proerd expandiu-se rapidamente por Santa Catarina. Seus resultados expressivos fizeram com que o estado se tornasse referência nacional e internacional em formação pelo DARE Internacional, administração do programa em nível mundial.

Impacto na sociedade catarinense

A secretária dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naima Huk Amarante, destaca a integração entre PMSC, famílias e escolas como fundamental para o sucesso do Proerd. Para ela, esses 26 anos representam um compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da sociedade catarinense.

Reconhecimento e gratidão

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, expressa sua gratidão pelos 26 anos de serviço dedicado do Proerd. O programa tem sido essencial na promoção de um futuro mais seguro e saudável para crianças e adolescentes, disseminando valores positivos e prevenindo o uso de drogas.