Soratto deixa Casa Civil neste mês para concorrer à prefeitura de Tubarão em 2024

Mirando concorrer à majoritária na prefeitura de Tubarão, possivelmente como cabeça de chapa, o ainda secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior (PL), deixará, ainda neste mês, o Executivo – cargo que ocupa desde o início do ano – e voltará à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde tem cargo titular por mais três anos.

No entanto, sua saída tem motivação eleitoral. Desincompatibilizar-se antes do prazo legal, Estêner terá mais tempo para trabalhar sua pré-candidatura pelo partido do próprio governador Jorginho Mello, que deve apoiar fortemente o nome do concorrente do PL na Cidade Azul, que ainda conta com o ex-vereador no município, João Fernandes, mirando estar à frente desta representatividade dos liberais em terras tubaronenses.

Em entrevista nesta semana, o governador garantiu que fará não somente esta mudança, mas mexerá em outras peças-chaves do seu primeiro escalão, tudo em dezembro. “O Soratto sai a hora que ele quiser. Eu facultei isso. Ele está fazendo o seu trabalho direito! Foi um bom secretário, é homem de minha confiança e inteligente”, avalia. Outro Mello famoso no Estado, o filho de Jorginho, Filipe, poderá assumir a Casa Civil, considerada umas das principais Pastas da gestão.

Soratto já tinha manifestado interesse em participar do próximo pleito municipal, tentando alçar cargo que um dia fora assumido por seu pai, Estêner Soratto, considerado um dos melhores gestores de Tubarão nos últimos 50 anos. Foi o 37º mandatário da Cidade Azul (1989-1993). Ele faleceu em janeiro de 2005.