Verão começa com a sensação de que será um dos mais quentes da história

Especialistas alertam que a previsão vai seguir a tendência global de aquecimento da superfície da Terra. Os dias de 2024 serão, em média, mais quentes de que o ano que está terminando. Os três verões citados acima, foram severamente impactados pelo fenômeno climático ou meteorológico El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Segundo estudos e estatísticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Verão no Brasil terá ondas de forte calor, conforme já vem sendo observado na Primavera. Ao mesmo tempo, com dias de forte calor, é provável a ocorrência, como normalmente, de temporais, com fortes chuvas e ventos. A previsão aponta para volumes menores de chuvas, mas devem ter uma intensidade bem maior do que as tempestades registradas normalmente.
As temperaturas altas combinadas com um volume maior de vapor na atmosfera provocam chuvas torrenciais. Estudos indicam que o aumento de apenas 1°C é capaz de produzir um impacto brutal no clima. O Verão promete ainda intensas chuvas em todos os estados da região sudeste do Brasil. As mudanças no clima vão provocar ainda a elevação das temperaturas no Atlântico, tornando incerto o cenário em relação às chuvas.